Google já está penalizando sites sem HTTPS

SSL / HTTP / HTTPS – Segurança na Internet

A segurança, e fatores como SSL, HTTPS, são cada vez mais importantes para a navegação na internet, visando a preservação dos dados de forma geral. Porém, muitas vezes os sites em que estamos navegando não estão devidamente seguros, pois trafegam toda a informação por uma ligação não segura (HTTP).

Certificado SSL – Porquê optar pelo HTTPS em meu site?
Certificado SSL – Porquê optar pelo HTTPS em meu site?

Por esse motivo, têm sido feitos esforços ao longo dos últimos anos para que as empresas apostem na segurança online e tenham uma presença responsável na web. Em outras palavras, se o seu site não tiver um certificado SSL e não fizer ligação por HTTPS (HTTP Seguro), os dados dos que os seus clientes submetem podem ser descobertos através de um ataque MitM (Man-in-the-middle), uma situação que pode acontecer em redes públicas, mas também em redes privadas comprometidas. Esta situação é bastante preocupante, principalmente se os dados trocados entre o cliente e o servidor envolverem informações sensíveis como dados do cartão de crédito, passwords, PINs, etc.

Por norma, se o seu site utilizar um certificado SSL e a ligação for feita por HTTPS, o browser das visitas do seu site irá destacar com uma barra a verde ou um cadeado (dependendo do certificado e do browser) que o mesmo é seguro.

HTTP x HTTPS

Cada URL (endereço web) começa com um http ou https. Quando navegamos num site seguro, os dados que entram e saem são encriptados usando um certificado SSL (Secure Sockets Layer). Isto faz com que seja muito difícil (ou impossível) para entidades terceiras conseguirem interceptar quaisquer dados.

  • HTTP significa hypertext transfer protocol.
    HTTPS significa hypertext transfer protocol secure.
    SSL significa Secure Sockets Layer.

Porquê mudar para HTTPS?

Como destacado anteriormente, sites que não estejam configurados para encriptação podem ser burlados. Além disso, o HTTPS  contribui para o ranqueamento e pontuação do site no Google, que favorece sites seguros em seus motores de busca, penalizando sites sem certificados SSL.

O certificado SSL deixa o seu site seguro contra invasões e permite que seus clientes acessem seu site a qualquer momento pelo Chrome ou qualquer outro browser. Ele também agrega algumas vantagens no desempenho da aplicação.

Vantagens do HTTPS

  • Confiança – um SSL mostra aos seus visitantes que decidiu ir um passo além ao tornar o seu site seguro e que podem confiar nele.
  • Segurança – Sites com SSL estão menos propensos a ataques de hackers, devido a encriptação dos dados trafegados. Mesmo que o seu site não lide com dados confidenciais, um certificado SSL é sempre uma boa pedida.
  • Rankings – o algoritmo do Google favorece sites seguros e que aqueles com SSL serão favorecidos nos resultados de pesquisa.
  • AMP – AMP, Accelerated Mobile Pages, são páginas otimizadas para a navegação mobile, através de uma tecnologia que permite carregamento rápido nos dispositivos móveis.

Como colocar HTTPS em meu site?

Nosso time está capacitado para implementação, não somente do certificado, mas também para os ajustes de design  necessários para o reconhecimento do certificado em seu site.

>Fale agora com um especialista

Cyber1 Group
A Cyber1 é uma empresa de Tecnologia da informação que apresenta soluções nas áreas de Cyber Segurança, Cloud Computing, Big Data e Gestão de Continuidade de Negócios (GCN).
Cyber1 Group on EmailCyber1 Group on FacebookCyber1 Group on LinkedinCyber1 Group on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *